Finji acusa TikTok de modificar anúncios com IA e gerar versões “sexualizadas, racistas e sexistas” de personagem

O estúdio Finji acusa o TikTok de modificar seus anúncios usando inteligência artificial sem autorização, criando versões que incluem uma “representação sexualizada, racista e sexista” de uma personagem.

Segundo a editora, um anúncio do jogo Usual June (2025) foi alterado e começou a circular como se viesse da conta oficial da Finji, apresentando uma versão sexualizada da protagonista feminina que difere substancialmente de sua aparência no jogo. A equipe descobriu o conteúdo pela primeira vez em comentários no TikTok e no Discord do estúdio no início de fevereiro.

A Finji afirmou que não havia optado pelas ferramentas de IA do TikTok conhecidas como Smart Creative e Automate Creative e que está “incapaz de visualizar ou editar as versões geradas por IA de seus próprios anúncios“. A editora forneceu screenshots das conversas com o suporte da plataforma, que inicialmente disse não ver indicação de uso de ativos gerados por IA ou formatos de slideshow.

Após a Finji apresentar evidências, um agente reconheceu “o uso não autorizado de IA, a sexualização e a deturpação de seus personagens, e o consequente dano comercial e de reputação ao seu estúdio”. Mesmo com a promessa de escalonamento e de discutir próximos passos, a plataforma não manteve contato adicional; em uma resposta subsequente o TikTok afirmou apenas que a campanha usava um “formato de anúncios em catálogo”. A empresa se recusou a comentar o caso em posição oficial.

Rebekah Saltsman, CEO e cofundadora da Finji, disse que estava “um tanto chocada com a completa falta de resposta apropriada do TikTok ao estrago que fizeram” enquanto o estúdio tenta resolver o problema.

Fontes: GamesIndustry.biz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *