Dois estúdios de jogos anunciaram cortes de pessoal nesta semana: o sueco 10 Chambers, responsável por GTFO e Den of Wolves, confirmou uma reestruturação significativa que afetou um grande número de cargos, incluindo vários cofundadores, e o estúdio norte-americano Wildlight Entertainment afirmou que a maioria da equipe deixou a empresa após o lançamento de Highguard.
No caso do 10 Chambers, a mudança veio pouco depois do anúncio da saída do cofundador e diretor de desenvolvimento Hjalmar Vikström, que disse que partiria para fazer “jogos muito menores”. O estúdio publicou uma declaração afirmando: “Podemos confirmar que estamos revendo com atenção como trabalhamos e como o estúdio está organizado, para que Den of Wolves possa se tornar o jogo que merece ser. Infelizmente, isso significa uma reestruturação significativa do estúdio, impactando um grande número de funções, incluindo vários dos cofundadores do estúdio.” A nota também disse que as mudanças são tratadas com cuidado e que, por respeito aos envolvidos, não comentariam situações individuais; Ulf Andersson e Simon Viklund, acrescentou o estúdio, permanecem totalmente comprometidos com o jogo e em liderar o estúdio adiante. Não está claro quais, se algum, dos nove membros originais permanecem na equipe.
No caso da Wildlight Entertainment, o estúdio divulgou em redes sociais que manteve um “grupo central de desenvolvedores” para continuar dando suporte a Highguard, após decidir se separar de um número de colaboradores. Em sua publicação, o estúdio disse: “Tomamos a decisão incrivelmente difícil de nos separar de um número de membros da nossa equipa enquanto mantínhamos um grupo central de desenvolvedores para continuar a inovar e a apoiar o jogo.” Um ex-funcionário, identificado pelo artigo, afirmou no LinkedIn que “isso realmente dói, pois havia muito conteúdo não lançado pelo qual eu e outros trabalhámos e que eu estava ansioso para ver”. O veículo que noticiou a demissão tentou contactar a Wildlight para confirmar quantos empregados foram afetados.

https://x.com/WildlightEnt/status/2021745168387596450?s=20
Fontes: Eurogamer, GamesIndustry.biz, Game Developer
