Matthew Bromberg, CEO da Unity, afirmou que a próxima atualização de IA generativa do motor permitirá que usuários criem jogos casuais completos apenas usando linguagem natural.
A nova beta, prevista para ser apresentada na Game Developers Conference em março, deve ampliar as ambições da empresa por autoria conduzida por IA e, segundo a cobertura, permitir que desenvolvedores “façam surgir jogos casuais completos apenas com linguagem natural, nativo à nossa plataforma”, tornando “simples passar do protótipo ao produto final”.
Bromberg disse que o objetivo é “remover o máximo de atrito do processo criativo possível, tornando-se a ponte universal entre a faísca inicial de criatividade e uma experiência digital bem-sucedida, escalável e duradoura”. A empresa imagina que “dezenas de milhões” de pessoas estarão criando entretenimento interativo com ferramentas habilitadas por IA. O texto também recorda que a adoção de IA generativa segue controversa: o estúdio Larian reverteu uma decisão após admitir o uso da tecnologia para criação de concept art, e a equipe do Project Windless, da Krafton, afirmou que não usará a ferramenta para “criação de conteúdo ou elementos narrativos”, mas a emprega “internamente durante fases exploratórias para apoiar iteração e eficiência”.
Fontes: Eurogamer
