OpenAI contratou o desenvolvedor por trás do OpenClaw, Peter Steinberger, que confirmou em seu blog que vai se juntar à empresa para trabalhar na próxima geração de agentes pessoais, e que OpenClaw viverá em uma fundação como projeto open source.
OpenClaw permite que usuários criem agentes capazes de controlar apps como e‑mail, Spotify e dispositivos de casa conectada e tem sido usado para tarefas como escrever código, limpar caixas de entrada e fazer compras online. O projeto acumulou 196.000 estrelas no GitHub e 2 milhões de visitantes semanais. De acordo com Implicator.AI, Steinberger também estava em conversas com a Meta, e as duas empresas teriam feito ofertas na “casa dos bilhões”.
Sam Altman escreveu no X que “o futuro vai ser extremamente multiagente e é importante apoiar o código aberto como parte disso” e declarou que “OpenClaw viverá em uma fundação como um projeto open source” apoiado pela OpenAI. Steinberger disse em seu blog: “Estou entrando na OpenAI para trabalhar para levar agentes a todos. OpenClaw mudará para uma fundação e permanecerá aberto e independente.” O projeto também passou por uma mudança de nome recente: foi chamado de “Clawdbot” antes de ter que alterar a marca devido a semelhanças com a marca “Claude” da Anthropic.
Fontes: Engadget
