Hideki Sato, o ‘pai do hardware da Sega’, morre aos 75 anos

Hideki Sato, o ‘pai do hardware da Sega’, morre aos 75 anos

Hideki Sato, considerado o “pai do hardware da Sega”, morreu em 13 de fevereiro aos 75 anos.

Formado em engenharia elétrica, Sato ingressou na Sega em 1971 e começou desenvolvendo máquinas de fliperama, incluindo o Pong Tron (1973). Como chefe de P&D, sua equipe projetou todos os consoles domésticos da empresa, do SG-1000 (1983) ao Dreamcast (1998).

Ele também serviu como presidente da Sega de 2001 a 2003 e deixou a companhia em 2008 após atuar no conselho de administração.

A conta oficial da Sega publicou:

“Lamentamos profundamente saber do falecimento de Hideki Sato, que foi presidente da SEGA de 2001 a 2003. A SEGA deseja oferecer suas condolências à família e aos amigos dele. Tendo começado sua carreira no desenvolvimento de máquinas de fliperama, o Sr. Sato foi fundamental no desenvolvimento de consoles domésticos icônicos, incluindo o SG-1000, SC-3000, Mega Drive/Sega Genesis, Sega Saturn e Dreamcast. Sua liderança ajudou a lançar as bases da Sega, e suas contribuições tiveram um impacto significativo e duradouro em toda a indústria de jogos. Sempre lembraremos suas contribuições para nossa empresa, e todos nós na Sega estendemos nossas mais profundas condolências enquanto honramos sua memória.”

Tributos de jornalistas, desenvolvedores e fãs se multiplicaram. O jornalista tecnológico Ittousai lembrou ter contado a Sato que, quando criança, juntava a mesada para comprar o último console da Sega.

Hideki Sato

Fontes: IGN

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *