ByteDance recua e promete salvaguardas após Seedance 2.0 gerar vídeos com personagens icônicos

ByteDance recua e promete salvaguardas após Seedance 2.0 gerar vídeos com personagens icônicos

ByteDance disse que vai acelerar a implementação de salvaguardas para impedir que Seedance 2.0 gere personagens icônicos e deepfakes, depois de uma reação dura de estúdios de Hollywood e ameaças legais.

Estúdios como Disney e Paramount Skydance enviaram cartas de cessar e desistir alegando infração em larga escala, com usuários da ferramenta publicando vídeos que mostravam personagens protegidos por direitos autorais, como Spider-Man, Darth Vader e SpongeBob SquarePants. Na carta, a Disney afirmou que Seedance estava “sequestrando” seus personagens e acusou a ByteDance de tratar as criações da companhia como se fossem “arte de clipagem de domínio público gratuita”.

Imagem relacionada à controvérsia sobre Seedance 2.0

Além das cartas, autoridades também reagiram: a ministra japonesa responsável por IA, Kimi Onoda, abriu uma investigação sobre a ByteDance e declarou que “não podemos ignorar uma situação em que o conteúdo está sendo usado sem a permissão do titular dos direitos autorais”. A empresa afirmou que “respeita os direitos de propriedade intelectual”, que ouviu preocupações sobre o Seedance 2.0 e que está “tomando medidas para reforçar as salvaguardas atuais enquanto trabalhamos para prevenir o uso não autorizado de propriedade intelectual e semelhança por usuários”. Apesar disso, os estúdios manifestaram ceticismo sobre se as proteções teriam sido adequadas antes do lançamento.

Fontes: Ars Technica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *