BIOS XOC de 2500 W vaza e fratura die de GPU do MSI RTX 5090 Lightning Z em teste com LN2

BIOS XOC de 2500 W vaza e fratura die de GPU do MSI RTX 5090 Lightning Z em teste com LN2

Um experimento com o BIOS XOC de 2500 W vazado fraturou o die do GPU de uma amostra do MSI GeForce RTX 5090 Lightning Z. O incidente ocorreu durante testes extremos realizados com resfriamento por LN2 (nitrogênio líquido) e uma solução customizada do laboratório ARX, segundo o material disponível sobre os testes.

A BIOS XOC de 2500 W apareceu no repositório de VGA BIOS do TechPowerUp após ser mostrada nos materiais de imprensa da MSI na CES 2026. O Lightning Z foi apresentado com modos extremos de operação que especialistas consideraram dependentes de LN2; a placa tem um limite de energia de 800 W “fora da caixa” e preço sugerido de US$5090, com relatos de flutuações de preço que alcançaram US$14.000.

O overclocker indonésio Jonathan Alva, que já participou de testes e consultoria relacionados ao modelo, conduziu a sessão que acabou destruindo o primeiro sample. De acordo com o relato presente no material, uma versão antiga do firmware pode ter enviado tensão excessiva em um curto período, provavelmente causando um choque térmico que levou à fratura do die. Alva declarou: “Eu quebrei esta GPU (extremamente cara)! Aqui está um rápido olhar dos bastidores do lançamento e dos testes do MSI RTX 5090 Lightning-Z, pela perspectiva de um dos overclockers que o testou.”

Fontes: TechPowerUp, YouTube

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *