Discord confirmou que está trabalhando com a Persona, uma empresa de verificação de identidade apoiada por um fundo ligado a Peter Thiel, como parte do lançamento de seu novo sistema de verificação de idade. A colaboração foi descrita como um “experimento” envolvendo usuários no Reino Unido e a Persona armazenará dados por até 7 dias.
O novo sistema de verificação de idade da plataforma já está em vigor no Reino Unido e na Austrália, com um lançamento global previsto para o início de março. Em capturas de tela compartilhadas por usuários apareceram pedidos de consentimento para que a Persona processasse informações pessoais temporariamente durante essa etapa inicial.
A verificação envolve envio de documentos de identidade, vídeos de escaneamento facial e um modelo de aprendizado de máquina para confirmação de idade. A Discord chegou a publicar na sua FAQ uma explicação sobre o processamento — incluindo que, para verificação de documento, apenas foto e data de nascimento seriam mantidas de forma visível — mas esse aviso foi removido posteriormente; uma versão anterior foi preservada pela Wayback Machine.
Investidores que lideraram rodadas recentes da Persona incluíram The Founders Fund, que avaliou a empresa em US$ 1,5 bilhão em 2021. A associação da Persona a fundos ligados a Peter Thiel intensificou a reação de usuários e cobertura crítica da imprensa especializada.
Fontes: Rock Paper Shotgun
