Criar um jogo utilizando o microfone não é algo difícil na Unreal, pelo menso quando falamos de uma mecânica simples e aqui eu comento brevemente como você pode fazer isso. A nível de curiosidade, este não é um tutorial detalhado.
Como criar um jogo que utiliza o microfone
A Unreal Engine já vem com algo chamado “Audio Capture”, que permite reconhecer o microfone do jogador por padrão.
Esse componente já traz configurações que podem ser utilizadas para gameplay, uma delas indica o volume do microfone e a partir disso você pode usar sua criatividade para criar um mecanismo legal.
A partir do Audio Capture e o retorno de áudio dele você pode pegar esse valor e sempre que passar de tal volume, ou sempre que o jogador estiver em silêncio, algo pode acontecer.
Digamos que você quer fazer com que o jogador fale alto para abrir portas… Bom, você pode determinar um valor que acha adequado para o jogador falar e abrir portas e criar um sistema com base nisso. Esse tipo de jogo na Steam costuma se sair bem e não é nada difícil de ser criado (a mecânica ao menos).
Só é importante tomar cuidado com os inputs e garantir que o microfone será ouvido. Eu criei uma variável que ajusta a sensibilidade e também uma interface simples com uma barrinha de progresso que é capaz de mostrar ao jogador quão alto ele está falando.
Sobre a sensibilidade, você pode criar um menu de configurações em que o player ajusta a sensibilidade do microfone. Claro, se o seu jogo depender de uma mecânica de detectar grito talvez o jogador consiga burlar as regras do jogo e colocar a sensibilidade lá embaixo, mas daí é por ele. É como dar opção ao jogador de escolher a dificuldade.
As possibilidades são muitas, no vídeo abaixo, por exemplo, eu mostro meus códigos para fazer uma IA me seguir sempre que falo alto demais:
O futuro da maior indústria do entretenimento
A indústria do videogame é a maior do entretenimento em lucro e deve continuar sendo. Os filmes serão gerados em grande parte com auxílio de inteligência artificial e continuarão sendo 2D, ao que tudo indica. Ou seja, não devem ser mais imersivos do que são.
Quando falamos de outras partes da indústria, como música, percebemos um movimento de valorização de shows. As pessoas vão continuar valorizando experiências presenciais, e cada vez mais.
A essência da música e dos filmes será a mesma, sem grandes mudanças na forma como são experimentados. Pelo menos num primeiro momento, há muitas limitações de formato.
Mas você já parou para pensar como isso é diferente com jogos?
Meu ponto aqui é que a indústria do videogame é a que mais tem um espaço nítido para evoluir, a quantidade de mecânicas de gameplay que poderão ser criadas e maneiras de contar histórias é absurdamente vasta.
A combinação com headset de realidade virtual, a melhoria dos gráficos, da performance dos consoles com inteligência artificial… São várias as frentes que podem fazer com que os games despertem o interesse de mais pessoas.
Interações com NPCs em inteligência artificial usando microfone, utilizando headsets de VR, a possibilidade de ter retorno tátil aprimorado através de novos controles. São tantas as possibilidades, e o mais bacana é que nos próximos 10 anos veremos uma crescente enorme nisso tudo.
O mais brilhante é que a indústria de criação de jogos também está mudando, está crescendo muito. Diversas pessoas estão vendo na criação de jogos e ferramentas 3D uma oportunidade não só de trabalho mas de hobbie, como foi quando o YouTube surgiu. E aqueles que entrarem nesse mundo pouco antes do boom vão poder viver um experiência incrível impulsionada pelos novos recursos que surgirão para facilitar muito a vida de quem cria jogos.
Se você estiver interessado em fazer parte disso, sugiro dar uma olhada nos conteúdos do meu canal e também no meu curso de criação de jogos. É uma forma de você mudar o olhar que você tem sobre os jogos, descobrir um novo hobbie ou até uma profissão.
Aqui está meu curso para você.